top of page

Painel com Encáustica – Abelhas Hospedeiras no sítio Copaíba

Em setembro de 2020, já estávamos isolados devido à pandemia, e nós do Grupo 7+, um coletivo de artistas ligados à CasaGaleria sob a curadoria de Loly Demercian, montamos a exposição Ecos do Efêmero na Oficina Cultural Oswald de Andrade.


Foi nessa exposição que participei com a instalação “Abelhas Hospedeiras”. Um grande painel de 3m x 2,10m que foi usado dos dois lados. De um lado a colmeia feita de encáustica e do outro apresentava o vídeo de 5 minutos “Hospitality”.

Essa instalação era uma homenagem às abelhas e uma reflexão sobre o texto de Derrida sobre Hospitalidade. As abelhas nos hospedam em seu mundo. Na hospitalidade há o desejo de ser acolhido, da segurança, do refúgio, do alimento, desejo de receber e o desejo de dar. A hospitalidade é invasiva, a invasão do domínio do outro. Para as abelhas a hospitalidade é incondicional, ela nos abre o seu mundo, nos alimenta. É essa hospitalidade absoluta que as estão colocando em risco.


Em dezembro de 2020 fizemos a desmontagem da instalação e fui guardando cada abelha, cada colmeia, cada suporte para um dia montar em um novo local.

Agora, em uma pequena casa, no meio do reflorestamento feito ao longo de mais de 30 anos pelas mãos cuidadosas da família Americano Grillo, em especial pelo sonho de Mig, foi possível montar de novo o painel das colmeias.


Aqui essa família nos hospedam, nos acolhem, e pudemos construir nosso refúgio. Não existe um lugar mais acolhedor para receber as Abelhas Hospedeiras. Elas estão morando na Casa do Ateliê dentro da mata, recebendo visitas, de pequenos insetos e uma infinidade de borboletas e algumas irmãs abelhas.

Na nova montagem, ela recebeu o painel recortado em formato de colmeia e agreguei um número maior de abelhinhas passeando pela superfície de encáustica.


Os tempos estão difíceis, cheios de desencanto, perdas e solidão, acredito que precisamos encontrar refúgios e estreitar laços com quem e com o quê nos faz bem. Para mim, os amigos e meus amores vão mostrando modos de esperançar e de resistir.



Faça Arte!

Ana Carmen Nogueira, Mestre e Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Graduação em Artes Plásticas. Especialista em Educação Especial com aprofundamento na área de deficiência visual e Arteterapia. Desenvolve pesquisa de pintura encáustica, ministra cursos desta técnica e atua como Arteterapeuta no Ana Carmen Ateliê de Arte.


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page