top of page

Exposição Revisitando Leila Reinert


Leila Reinert apresenta em diversos trabalhos círculos e o símbolo ouroboros. Essas simbologias me chamaram a atenção e venho conversando e refletindo sobre seus significados. O círculo é tido como o início do universo é a união de todos os elementos, o ser completo. Ele também é símbolo de movimento e pode ser um círculo protetor como vemos nos acampamentos dos povos nômades.


O círculo me leva ao Ensó, uma palavra japonesa que significa círculo, e simboliza o vazio no sentido budista como a natureza de todos os fenômenos. Ensó seria o momento em que a mente está livre para a criação. No Ensó o círculo é feito com uma única pincelada e não há a possibilidade de ser refeito criando um aspecto essencial da existência, a aceitação da “imperfeição” como “perfeita”.

Do Ensó chegamos ao Ouroboros que representa a eternidade por meio da figura de uma cobra que morde a própria cauda. Esse símbolo representa o movimento e a evolução da vida.


Em minhas caminhadas pelo sítio Copaíba, em Joanópolis, encontrei uma linda folha de Palmeira Juçara que me lembrou o Ouroboros. Essa palmeira é nativa da mata Atlântica e atualmente está em extinção. No sítio Copaíba ela é plantada como um legado que os donos dessas terras querem deixar para humanidade.


Buscando na própria natureza formas que apresentem esses símbolos junto aos materiais que trabalho que é a encáustica, uma mistura de cera de abelha, carnaúba e resina breu.


Levei a folha de palmeira Juçara para o meu ateliê no sítio. Lavei para tirar as impurezas e passei uma camada de encáustica básica. Sua cor ficou mais vibrante e luminosa. Essa folha traz circularidade, vida e morte, criação e destruição, que leva à renovação.


Apresentando essas reflexões em um trabalho fotográfico.


Exposição Leila Reinert

Ana Carmen Nogueira, Mestre e Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Graduação em Artes Plásticas. Especialista em Educação Especial com aprofundamento na área de deficiência visual e Arteterapia. Desenvolve pesquisa de pintura encáustica, ministra cursos desta técnica e atua como Arteterapeuta no Ana Carmen Ateliê de Arte.



44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page