top of page

Cadernos com Arte Encáustica – Moleskines

Aqui no Ateliê gosto de aproveitar tudo. Aproveito as caixas de papelão em que recebo presentes e dou um novo visual nelas com a pintura encáustica.


Os tecidos de algodão com a adição da cera de abelha estão se transformando em ótimas embalagens para os alimentos em substituição do plástico. A encáustica é a responsável por essas ressignificações das coisas.


Eu sempre gostei de cadernos, principalmente aqueles modelos moleskine.


Tenho um para cada viagem e para me acompanhar no dia-a-dia. Eu uso para escrever, desenhar, fazer colagens ou apenas grudar coisas que vou coletando. Ultimamente tenho feito meus próprios cadernos.


Quando dei aulas para turma de pedagogia da Faculdade Paschoal Dantas na disciplina Arte e Linguagem, fizemos várias atividades práticas e uma delas foi a pintura à dedo. Foi muito divertido, minhas alunas voltaram a ser crianças e exploraram as possibilidades que ela oferece. Algumas das alunas levaram suas obras para casa, outras deixaram para trás. Recolhi esses papéis, trouxe para o meu ateliê e fiz deles um caderno onde desenho por cima de suas pinturas. Eu adoro esse caderno, fiz uma linda capa com papel kraft, encáustica e desenho. Me lembra de minhas alunas e da alegria das descobertas.

Da esquerda para direita linha superior:

1. capa do caderno feito com as páginas de pintura dedo das alunas de pedagogia.

2. interior do cadernos com estudo de desenhos de flores.


3. interior do caderno com pintura à dedo e estudo de desenhos de carpas.


4. Caderno moleskine, capa feita com desenho coletivo em sessão de Arteterapia. Segunda linha da esquerda para direita.


5. Desenho feito em viagem para a Chapada dos Guimarães no caderno moleskine com capa coletiva.


6. Caderno feito nas aulas de pós-graduação da UFAL no curso Aperfeiçoamento em Educação Infantil, Infâncias e Arte em 2015.


7. Interior do caderno com colagens e poesia de Manoel de Barros. Terceira fileira.


8. Três cadernos descritos acima e caderno moleskine da viagem para Estados Unidos em 2016.

No ateliê, o papel que protege a mesa, vai ganhando manchas de tintas, de ceras, algumas anotações e chega um dia que não dá mais para trabalhar sobre ele.


Quando isso acontece posso jogar fora ou inventar alguma coisa. Desta vez fiz 6 cadernos tipo moleskine.


Passei Encáustica básica sobre o papel Kraft, ele fica com uma aparência de couro com lindas manchas de tintas à base de álcool que pesquisei semana passada .


Colei esse Kraft sobre um papel mais grosso para fazer a capa. O miolo foi feito em Canson 225 g para agradar quem gosta de escrever e desenhar com canetas permanentes. Cada caderno tem uma capa única. Ficaram lindos.

Quer um? Estão na loja do site. Acesse agora mesmo nossa loja!

Ana Carmen Nogueira, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Graduação em Artes Plásticas. Especialista em Educação Especial com aprofundamento na área de deficiência visual e Arteterapia.


Desenvolve pesquisa de pintura encáustica, ministra cursos desta técnica e atua como Arteterapeuta no Ana Carmen Ateliê de Arte.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page