top of page

Dia Mundial da Água e as Abelhas

No dia mundial da água vou falar da importância da água limpa para as abelhas.


Temos visto ultimamente que as abelhas estão ameaçadas de extinção.

Aqui em São Paulo elas estão sumindo aos poucos.


Sem as abelhas não vai faltar só o mel ou mesmo a cera com o que faço meu trabalho de arte. Sem as abelhas vai faltar a polinização de algumas plantas.


Uma das causas do perigo de extinção das abelhas é a urbanização e o uso de agrotóxicos que poluem as águas que as abelhas procuram para levar para a colmeia.


As abelhas usam água para resfriar a colmeia nos dias quentes. Como o ar condicionado projetado pelos humanos, as abelhas espalham uma fina camada de água sobre a ninhada selada (filhotes) ou nas bordas das células contendo larvas e ovos. As operárias usam a água para controlar a umidade e a temperatura da colmeia. Além disso, as abelhas precisam da água para diluir o mel armazenado que ficou cristalizado dentro da colmeia. Dentro da colmeia existe também as abelhas enfermeiras que cuidam do desenvolvimento das larvas. Elas consomem grandes quantidades de pólen, néctar e água para que suas glândulas hipofaringeanas possam produzir a geleia usada para alimentar as larvas.


A água que as abelhas usam precisa estar limpa, sem cloro ou outros contaminantes que podem ser prejudiciais a elas. Água de piscina com cloro faz muito mal a elas. O escoamento de água em valas, bueiros ou outras vias aquáticas relacionadas à agricultura contém inseticidas, pesticidas ou fungicidas que podem perturbar a função cerebral, o aprendizado das abelhas e a capacidade de procurar alimentos e assim limitar o crescimento das colônias.


Por isso no DIA MUNDIAL DA ÁGUA, aqui estão algumas dicas para dar água limpa e fresca para esses insetos que ajudam tanto nosso ecossistema e nos oferecem tantos produtos, como o mel, a cera, a própolis.

As abelhas precisam apenas uma pequena quantidade de água num pote raso onde não se afoguem.


Sempre coloque rolhas flutuantes de vinho, pedras ou pedras de vidro para que as abelhas tenham um lugar para se aproximarem, mas não corram o risco de se afogarem na água.


É importante oferecer água fresca, a água deve ser trocada todos os dias ou em dias alternados, ou colocar uma torneira ao ar livre com pingando lentamente água é um bom recurso para dar água para as abelhas.


Ana Carmen Nogueira, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Graduação em Artes Plásticas. Especialista em Educação Especial com aprofundamento na área de deficiência visual e Arteterapia.


Desenvolve pesquisa de pintura encáustica, ministra cursos desta técnica e atua como Arteterapeuta no Ana Carmen Ateliê de Arte.


50 visualizações0 comentário
bottom of page