top of page

Somos mistura

Camila, Dayse, Carolina, Rachel, Nina, Sonia, Vivi, Gabi, Manú, Julia, Lívia, Surama, Zezé, Ana, Paula, Maria, Rita, Débora, Cristina, Marcia, Mirian, Cecilia, Renata, Helena, Laís, Dirce, Flavia, Cristiane, Silvana, Bruna, e tantas outras mulheres me compõem fazendo uma grande mistura.


Somos uma mistura sem a mudança da natureza que nos individualiza, cada uma retém sua propriedade, no entanto cada uma possui seu ponto de fusão e de ebulição diferentes. Nossa mistura é heterogênea pois nossos componentes estão distribuídos de forma distinta ao longo de nossa convivência.

Para mim, minhas amigas-companheiras e eu, somos uma mistura igual ao médium encáustica: mistura da cera de abelha, cera de carnaúba, resina e pigmentos. Nós, mulheres, nos misturamos pelo calor, e assim como na encáustica somos densas, cremosas e muito resistentes.

Resistimos.


Em cada escuta, em cada palavra, em cada ação, em cada abraço, em cada lágrima, em cada gargalhada nos posicionamos como mulheres de luta. Não daremos um passo atrás, pois temos um compromisso com nosso passado e com o futuro. Escolhemos viver no mundo de maneira, quente, amorosa, densa, delicada, forte e brilhante. Nos derretemos, somos maleáveis, mas quando a fonte de calor é retirada endurecemos e ficamos extremamente fortes.


Resistimos Somos mistura, por isso somos mais resistentes.


Lutamos por nós e por você.

Resistimos.

Existimos.

Persistimos. Somos mulheres.


Ana Carmen Nogueira, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Graduação em Artes Plásticas. Especialista em Educação Especial com aprofundamento na área de deficiência visual e Arteterapia.


Desenvolve pesquisa de pintura encáustica, ministra cursos desta técnica e atua como Arteterapeuta no Ana Carmen Ateliê de Arte.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page