top of page

Série Primeiros Passos: Ferramentas para aquecer a cera

Paleta é uma chapa de madeira, em geral ovalada, com um orifício para enfiar o polegar, sobre a qual os pintores dispõem e combinam as tintas. A paleta de trabalho da encáustica é onde a cera derrete, se mistura e se mantém fluída.


Qualquer superfície plana que possa ser aquecida pode ser uma paleta. O importante é manter um medidor de calor em torno de 104º C, para manter a temperatura ideal da cera derretida entre 82º a 104ºC.


Tenho uma mesa paleta aquecida, feita de alumínio anodizado que foi projetada especificamente para esse fim. Antes de ter a mesa paleta eu trabalhava com uma bandeja elétrica que pode se comprada em lojas de material para cozinha. Ainda uso muito minha bandeja elétrica. A paleta de alumínio anodizado é ótima para misturar cores diretamente em sua superfície. Para aquecer a mesa paleta é preciso ter um fogareiro elétrico colocado por baixo dela.


Com um pincel de cerdas natural passamos a cera derretida na superfície desejada. Para fazer a fusão de cada camada de cera eu uso uma pistola de ar quente. Podem ser usado também maçaricos de propano, ferro elétrico e ferro de solda. Eu particularmente prefiro a pistola de ar quente.


Na loja do site do Ana Carmen Ateliê de Arte é possível encomendar uma mesa paleta elétrica de 40x40cm.

Conheça meu CURSO DE PINTURA ENCÁUSTICA! Todos os detalhes estão no meu site: https://www.anatelie.art.br/product-category/cursos/ Vai ser um prazer te ajudar a fazer arte!


Ana Carmen Nogueira, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Graduação em Artes Plásticas. Especialista em Educação Especial com aprofundamento na área de deficiência visual e Arteterapia.


Desenvolve pesquisa de pintura encáustica, ministra cursos desta técnica e atua como Arteterapeuta no Ana Carmen Ateliê de Arte.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page