top of page

Restauração de escultura em cera de abelha: ‘Mexicana’

Dia 16 de junho de 2021 recebo uma ligação de Cecília Galli (@gallimariacecilia) perguntando se eu poderia fazer a restauração de uma escultura em cera.

Nós não nos conhecemos, ela soube de meu trabalho com encáustica pelo instagram. Queria saber se seria possível restaurar uma escultura mexicana que havia trazido há muitos anos do México. Me contou que gostou tanto dela que a trouxe no colo.


Pedi para que me enviasse uma foto da peça. Avisei que eu nunca tinha feito esse tipo de trabalho.


Fiquei muito curiosa para ver a escultura em cera.


Cecília me enviou algumas fotos pelo whatsApp. Me apaixonei pela figura e estava muito curiosa para pegar na peça.


Topei fazer o restauro.


Dias depois, Cecília deixou a Mexicana na portaria do meu prédio. Retirei com cuidado de dentro do pacote. A Mexicana é feita de cera de abelha maciça. A cera é bem escura, não deve ter sido clarificada, apenas filtrada. Seu rosto marcadamente dos povos originários do México. Veste um vestido claro, que Cecília disse que um dia foi branco. Acho lindo essa cor branca amarelada. Em uma das mãos segura um pedaço de melancia.



A cabeça estava separada do corpo e isso a tornava mais frágil. Colocamos um pino ligando o corpo à cabeça, dessa forma ela ficará bem firme.

Deixei descansando uma semana.

Voltei a trabalhar nela, mantendo uma conversa gostosa. A Mexicana me contou um pouco sobre o seu país. Sobre suas belezas e riquezas da cultura popular.

Descobrimos muitas coisas em comum, o interesse pela cera de abelha, a delicadeza escondida por baixo da nossa força interna. A presença marcante e a vontade de lutar pela arte e cultura dos povos da América Latina.

Ficamos amigas, Mexicana e eu.


Agora, ela voltou para casa de Cecília Galli. Está lá, em um lugar especial, trazendo lembranças, gostos, cheiros e devaneios.


Você ainda pergunta “Arte para quê?”

Para inventar novos mundos.


Ana Carmen Nogueira, Mestre e Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Graduação em Artes Plásticas. Especialista em Educação Especial com aprofundamento na área de deficiência visual e Arteterapia. Desenvolve pesquisa de pintura encáustica, ministra cursos desta técnica e atua como Arteterapeuta no Ana Carmen Ateliê de Arte.

24 visualizações0 comentário
bottom of page