Monotipia com placa gel com Sr. Hernani

Meu sogro, Sr. Hernani, está passando essa temporada de pandemia aqui em casa. Ele é uma pessoa muito interessada nas coisas à sua volta. Está o tempo todo criando, experimentando. No alto de seus 93 anos, ainda conserva sua curiosidade e vontade de aprender cada dia uma coisa nova.


Comecei a pesquisar a monotipia com a placa gel aqui no ateliê, com uma placa que eu já tinha há mais de 5 anos. Quando eu estava fazendo minhas experiências com a placa de gelatina com encáustica, ele logo se interessou e quis saber tudo.

Como é feita? O que é monotipia? Que tipo de tinta a gente pode usar? Quais as ferramentas?


Um perguntador…

Mostrei para ele como se fazia a monotipia na placa de gel. Apresentei as tintas. Fiz algumas impressões para ele aprender, depois ele fez umas também. Ele não gostou muito do resultado de suas primeiras monotipias.



Percebemos que a placa não estava nada boa. Estava muito grudenta, e resolvemos fazer uma placa nova.


Aqui está a receita, mas recomendo assistir ao vídeo para ficar mais fácil.

Ingredientes:

375 ml de glicerina 1/2 xícara de água fria 115 gramas de gelatina em pó 1 e 1/2 xícaras de água fervendo rapidamente

Sr. Hernani me acompanhou no momento de fazer a placa e até ia me dando algumas dicas de como melhorar o resultado dela.


A placa ficou muito boa, e agora vamos trabalhar um pouco mais, Sr. Hernani e eu nas monotipias. Prometo fazer um vídeo com ele fazendo suas impressões.

Veja como foi a oficina de Monotipia com placa de gelatina sobre papel realizada com o Sr. Hernani depois da produção da nova placa de gelatina.











Na pandemia, a arte, arteterapia, tudo se mistura para oferecer uma fresta, uma qualidade de vida, um transformar, as nossas relações e desvelar o que é importante em nossas vidas. O respeito e o amor pelas pessoas que nos deram tanto. Ter a presença de meu sogro aqui comigo, me traz a presença de minha sogra, de meus pais e de todos aqueles que devemos reverenciar.


Faça Arte!

Ana Carmen Nogueira, Mestre e Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Graduação em Artes Plásticas. Especialista em Educação Especial com aprofundamento na área de deficiência visual e Arteterapia. Desenvolve pesquisa de pintura encáustica, ministra cursos desta técnica e atua como Arteterapeuta no Ana Carmen Ateliê de Arte.


Facebook: www.facebook.com/anacarmenart Instagram: www.instagram.com/anacarmenart/ Youtube: www.youtube.com/c/EncausticaAnaCarmenAtelie Pinterest: br.pinterest.com/anacarmenart www.anatelie.art.br

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo