Arteterapia e Arte-Reabilitação. Vem com a gente?

Atualizado: 5 de set.

“Porque é um ato de coragem, nunca de medo, o amor é compromisso com os homens. Onde quer que estejam estes, oprimidos, o ato de amor está em comprometer-se com sua causa (…) Como ato de valentia, não pode ser piegas: como ato de libertação, não pode ser pretexto para a manipulação, senão gerador de outros atos de liberdade. A não ser assim, não é amor”. (Paulo Freire em Pedagogia do Oprimido)

Figura 1- Ana Alice Francisquetti e Tania Freire

Conheci Ana Alice Francisquetti e Tania Freire quando fizemos parte da diretoria da Associação de Arteterapia AATESP de 2013 a 2016

Quando fui à reunião da AATESP nunca pensei em fazer parte da diretoria e muito menos que esse encontro fosse me trazer duas pessoas que seriam tão importantes em minha vida.

Tania e eu, dentro da AATESP nos tornamos amigas e ela me ensinou muito sobre Arte-Reabilitação, sobre o seu trabalho na AACD, seu amor pela arte, teatro, arteterapia, reabilitação e neuropsicologia. Foi com ela que me socorri várias vezes quando tinha dúvidas e precisava de conselhos nos atendimentos de meus clientes com AVC.

Figura 2 – Arte-Reabilitação com Tania Freire

A Ana Alice conheci depois de Tania. Ela é a mentora-mãe de Tania na Arte-Reabilitação. Ana Alice é a grande senhora da Arte-Reabilitação.

Ana Alice vem das artes visuais e da educação, ela é uma exímia gravurista e arteterapeuta. Seu trabalho na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) é pioneiro. A Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) é um centro de reabilitação para pessoas com deficiência física. Ana criou o setor de Arte-reabilitação apoiada pelo Dr Ivan Ferraretto, diretor clínico da instituição em 1985, realizando o sonho de tornar a arte uma grande auxiliar da reabilitação.

Figura 3 – gravura Ana Alice Francisquetti

Há uns anos Ana Alice se aposentou e Tania continuou o seu trabalho dentro da AACD. O ano passado, Tania resolveu que era hora de buscar novos caminhos e deixou a instituição para criar um novo espaço de arte e arteterapia e arte-reabilitação o “Espaço Criativo Quintal de Brincadeira”.

Tania queria compartilhar o seu conhecimento e todo conhecimento que havia aprendido com Ana Alice e começou a esboçar um curso. A pós graduação em Arte-Reabilitação terá início em Setembro de 2020 até Agosto de 2022 com aula um final de semana por mês, no Instituto Faces.

Informações: http://institutofaces.com/cursos/arte-reabilitacao/

Ser assistente de coordenação de Tania nessa empreitada é um grande prazer. Estar envolvida com Ana Alice e receber dela tanta sabedoria são uma oportunidade única.

Estamos convidando para essa empreitada pessoas que amam o que fazem, que se dedicam com afinco a arte, arteterapia e a arte-reabilitação. É uma honra estar junto e fazer parte dessa aventura com todas essas pessoas maravilhosas, criativas e amorosas.

Alguns convites já foram enviados para a formação da equipe. Conheçam as profissionais que já aceitaram o convite e vão fazer parte dessa equipe maravilhosa: Tania Cristina Freire, Ana Carmen Nogueira, Ana Alice Francisquetti, Cristine Franco, Cristiane Tenani Pomeranz, Lidia Lacava, Marcieli do Amaral Santos, Patrícia Cunha Santos, Maria Cristina Anauate, Adriana Pardini, Roseli Behaker Garcia, Regina Chiesa. Outras mais se juntarão a nós.

Venha fazer parte dessa viagem.



Ana Carmen Nogueira, Mestre e Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Graduação em Artes Plásticas. Especialista em Educação Especial com aprofundamento na área de deficiência visual e Arteterapia. Desenvolve pesquisa de pintura encáustica, ministra cursos desta técnica e atua como Arteterapeuta no Ana Carmen Ateliê de Arte.

Facebook: www.facebook.com/anacarmenart Instagram: www.instagram.com/anacarmenart/ Youtube: www.youtube.com/c/EncausticaAnaCarmenAtelie Pinterest: br.pinterest.com/anacarmenart www.anatelie.art.br

#artereabilitação #arteterapia

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo