Artes com Pintura Encáustica – Série Florais

Atualizado: 5 de set.

Vamos conversar um pouco sobre as últimas séries que estou trabalhando. São pesquisas que vão se mostrando durante o meu caminhar e que podem continuar ou apresentar novos questionamentos.


É interessante pensar que em cada uma tem uma pergunta, uma curiosidade, uma vontade de descobrir algo. Essa é a beleza de se trabalhar com arte, a gente sempre está em busca de algo.


A SÉRIE FLORAIS nasceu junto com as minhas aulas com Luciana Mihara. Ela, uma PHD em ser curiosa. Nossos encontros semanais eram muito ricos, ela sempre trazia uma pergunta em forma de imagem e, trabalhávamos para encontrar uma resposta que fosse satisfatória para ambas. Em um desses encontros, Lú trouxe essas imagens de figuras arredondadas que misturavam diversas cores ao mesmo tempo. Juntas, fomos descobrindo qual a melhor solução para o nosso “problema”. Descobrimos como trabalhar com a encáustica, colocando pequenos pingos coloridos, uns sobre os outros. Com um pequeno maçarico giramos o pulso para criar figuras circulares com cores misturadas. Foi delicioso. Devo dizer que o controle do pulso que Luciana tem é incrível. Suas figuras circulares são maravilhosas.


Um tempo depois, resolvi experimentar sozinha essa maneira de trabalhar com a encáustica. No “Floral I”, segui o que havia trabalhado com Luciana preenchendo toda a superfície pintada com encáustica pigmentada branca. Depois sobre a minhas flores passei goma laca e em seus miolos pintei com nanquim com bico de pena.


Na pintura “Flores vermelhas”, também fiz um fundo com encáustica pigmentada branca, fazendo flores com a mesma técnica que fiz com a Lu, utilizando encáustica vermelha, amarela e sobre elas tinta a álcool. A tinta álcool foi usada também para dar uma camada colorida, bem transparente, sobre a encáustica branca. Fiz pequenas fendas na encáustica branca para dar a ideia de caule e folhas. Esses caules e folhas tingi com tinta álcool vermelha.


“Flores verdes” seguiu a mesma ideia, mas usei com mais moderação a tinta álcool e voltei a usar o bico de pena com nanquim para fazer os miolos das flores. Fiz as fendas para os caules e preenchi com o nanquim e desenhei uns rabiscos como folhas.

Flores vermelhas


Flores verdes


Floral I


Série Florais. Acesse nossa loja virtual.

Faça arte, prestigie um artista.

Faça Arte.


Ana Carmen Nogueira, Mestre e Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Graduação em Artes Plásticas. Especialista em Educação Especial com aprofundamento na área de deficiência visual e Arteterapia. Desenvolve pesquisa de pintura encáustica, ministra cursos desta técnica e atua como Arteterapeuta no Ana Carmen Ateliê de Arte.


Facebook: www.facebook.com/anacarmenart

Instagram: www.instagram.com/anacarmenart/

Youtube: www.youtube.com/c/EncausticaAnaCarmenAtelie

Pinterest: br.pinterest.com/anacarmenart

www.anatelie.art.br

#Arteencáustica #sériedearte

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo