top of page

Artes com Pintura Encáustica – Série Beija-Flor

Vamos conversar um pouco sobre as últimas séries que estou trabalhando. São pesquisas que vão se mostrando durante o meu caminhar e que podem continuar ou apresentar novos questionamentos.


É interessante pensar que em cada uma tem uma pergunta, uma curiosidade, uma vontade de descobrir algo. Essa é a beleza de se trabalhar com arte, a gente sempre está em busca de algo.


A SÉRIE BEIJA-FLOR nasceu durante a pandemia, no meu isolamento social. Precisava voltar o contato com a natureza, mesmo estando aqui dentro do meu ateliê. O beija-flor também é um polinizador. Quando ele visita uma flor em busca de seu néctar, ele entra em contato com o pólen. Esse pólen fica preso em seu bico e asas e ele vai espalhando por onde voa. Assim como as abelhas eles vão espalhando vida, e é disso que estamos precisando agora.


Na série Beija-flor pesquisei na internet imagens desse pássaro. Algumas foram imagens de aquarelas, outras de fotos. Selecionei 10 imagens e fiz tratamento das imagens pelo Adobe Photoshop. Como era um trabalho de estudo e voltado à minha atenção, concentração e tentativa de me reconectar com forças internas, escolhi trabalhar fazendo pequenas criações. Utilizei o formato 13 x 13 cm, que é o formato que uso para estudo e para as minhas aulas de pintura encáustica. Essas bases já estão previamente preparadas com papel cartolina, prontos para receber as primeiras camadas de encáustica básica.


Em todos os 10 quadrados pintei, depois da encáustica básica, camadas de encáustica pigmentada branca. Esperei um dia para que a superfície estivesse bem rígida e dei início à produção da série Beija-flor.


Toda série foi feita com uma base de encáustica pigmentada branca de fundo, sobre ela acrescentei tinta álcool, procurando trabalhar com as cores da imagem selecionada. Com a tinta álcool seca fazia a transferência da imagem sobre a superfície pintada. Fazia uma fusão rápida depois da imagem estar completamente transferida. Em algumas passei, em pequenos espaços, mais uma camada de encáustica pigmentada branca bem diluída com a encáustica básica. Depois disso, fazia nova fusão, mais algumas pitadas de cores da tinta álcool e quando necessário um toque de goma laca que queimava com maçarico. Cada um conta uma pequena história, ou canta uma música suave. Cada uma dessas pequenas obras me diz bem baixinho: calma, vai passar.

Beija-flor Greg


Beija-flor Rulbi


Beija-flor Amy


Beija-flor Christina


Beija-flor Dan


Beija-flor Jim


Beija-flor Paul


Beija-flor Jen


beija-flor Happy


Série Beija-Flor. Acesse nossa loja virtual

Faça arte, prestigie um artista.

Fiquem bem, fiquem seguros.

Faça Arte.


Ana Carmen Nogueira, Mestre e Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Graduação em Artes Plásticas. Especialista em Educação Especial com aprofundamento na área de deficiência visual e Arteterapia. Desenvolve pesquisa de pintura encáustica, ministra cursos desta técnica e atua como Arteterapeuta no Ana Carmen Ateliê de Arte.


15 visualizações0 comentário
bottom of page