top of page

Artes com Pintura Encáustica – Série Bees

Vamos conversar um pouco sobre as últimas séries que estou trabalhando. São pesquisas que vão se mostrando durante o meu caminhar e que podem continuar ou apresentar novos questionamentos.


É interessante pensar que em cada uma tem uma pergunta, uma curiosidade, uma vontade de descobrir algo. Essa é a beleza de se trabalhar com arte, a gente sempre está em busca de algo.


A SÉRIE BEES, nasceu da vontade de homenagear quem sempre me ajuda e me inspira e de quem dependemos tanto para polinização das plantas que nos dão alimentos: as abelhas. Como já falei anteriormente, a encáustica tem como base a cera de abelha, acrescentada de resina de seiva de árvore e pigmentos.


Para essa série Bees, iniciei com a pintura “Abelhas e flores”, usando as mesmas flores da série floral, usei nanquim com bico de pena para fazer o miolo e folhas e cabos. Acrescentei pedaços de colmeias com abelhas feitas com encáustica pigmentada branca, que fiz com um molde de silicone. Fiz transferência de imagem de uma abelha pintada por Maria Sibylla Merian.


Maria Sibylla Merian foi uma mulher cientista, naturalista e ilustradora do século XVII. Nascida na Alemanha em 1647, essa mulher incrível, estudou plantas e insetos e fez pinturas e gravuras maravilhosas. Em 1699 foi morar no Suriname e lá pode pesquisar e registrar diversos insetos tropicais.


“Flores, abelhas e insetos”, vem com as flores da série florais, nanquim com bico de pena nos miolos, colmeias com abelhas feitas com encáustica pigmentada branca, que fiz com um molde de silicone derretida, e transferência de imagens de flores, abelhas e insetos de Maria Sibylla Merian.


“Abelhas” já abandonam as cores e as imagens. Aqui passei a usar apenas encáustica básica e colei na base uma impressão de desenho de colmeia. Acrescentei as colmeias com abelhas, feitas com encáustica básica feitas em molde de silicone. Deixei a encáustica básica escorrer sobre a superfície do desenho de colmeia e derreti algumas das colmeias com as abelhas.


“5 abelhas” traz uma superfície lisa e plana feita com encáustica básica que encontra as colmeias de 5 abelhas que se derretem e se misturam à superfície. Esse trabalho já faz parte do estudo de uma instalação maior de uma futura exposição.


5 abelhas


Flores, abelhas e insetos


Abelhas

Abelhas e flores Serie Bees. Acesse nossa loja virtual.

Faça arte, prestigie um artista.

Faça Arte.


Ana Carmen Nogueira, Mestre e Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Graduação em Artes Plásticas. Especialista em Educação Especial com aprofundamento na área de deficiência visual e Arteterapia. Desenvolve pesquisa de pintura encáustica, ministra cursos desta técnica e atua como Arteterapeuta no Ana Carmen Ateliê de Arte.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page