top of page

Arte que salva: Desenho de contorno. A Arteterapia por Elizabeth Layton

Hoje eu vou contar para vocês uma história de superação. A história de Elizabeth Layton. Descobri essa mulher interessantíssima através do livro Art is a way of Kwoing de Pat Allen.


Elizabeth nasceu no Kansas em 1909. Sua família era de escritores e jornalistas e ela foi chefe do jornal de sua cidade natal Wellsville, o The Wellsville Globe, de 1942 a 1957. Elizabeth Layton foi casada duas vezes e divorciada uma vez. Criou cinco filhos. Experimentou a depressão por grande parte de sua vida, levando a algumas internações psiquiátricas.


Em 1977, aos 68 anos, Elizabeth fez aulas de desenho na universidade local. Foi nessas aulas que ela aprendeu a usar a técnica de desenho de contorno. Nessa técnica o artista olha para o papel apenas para os pontos de referência, e desliza o lápis sem olhar para a linha que está sendo desenhada. Foi com essa técnica que Elizabeth todos os dias desenhava seus autorretratos, refletindo sobre sua vida e sobre as questões do mundo ao seu redor.


Seus desenhos apresentam alguns temas sofridos, outros bem humorados, mas todos são cheios de expressão. Ela acreditava que o desenho salvou a sua vida. Se você quiser saber mais sobre vida de Elizabeth Layton leia o seu livro Through the Looking Glass, 1984.


Elizabeth Layton morreu em 1993, aos 85 anos, deixando uma coleção de desenhos e escritos que tem enriquecido a vida de muitas pessoas. O Arteterapeuta e amigo de Layton, Bob Ault, criou um curso com base em sua técnica de desenho de contorno e estudou o impacto psicológico dessa técnica.

A história de Elizabeth nos inspira e nos apoia na crença de que a arte, a música, a dança, possuem um potencial criativo que pode promover e ajudar a restaurar o equilíbrio psicológico. Ela pode aliviar os traumas, medos, ansiedade pela força vital da criatividade.



Imagens da Internet.


Ana Carmen Nogueira, Mestre e Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Graduação em Artes Plásticas. Especialista em Educação Especial com aprofundamento na área de deficiência visual e Arteterapia. Desenvolve pesquisa de pintura encáustica, ministra cursos desta técnica e atua como Arteterapeuta no Ana Carmen Ateliê de Arte.


68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page