top of page

Arte Encáustica + Natureza = O Torso e o toque

Convidei Marcela Mahayna Zednik para a abertura da exposição coletiva “Confluências” na CasaGaleria, no dia 29 de fevereiro de 2024. É sempre um prazer reencontrar Marcela e sua mãe Vera Zednik.


Trabalhei com Vera no Projeto Acesso, o qual ela é a fundadora, por 4 anos, e Marcela era ainda uma pré-adolescente. Montei um ateliê de artes para pessoas com deficiência visual, e foram anos de muito aprendizado e crescimento.


Com meus alunos deficientes visuais aprendi a compreender o mundo por todos os sentidos, não prevalecendo a visão e muito menos não prevalecendo aquilo que eu compreendia, mas sim o que cada um entendia, refletia e expressava sobre o mundo ao redor.


Desde então, meu trabalho tem sempre procurado entrar em contato com as pessoas pelos vários sentidos e o tato muitas vezes se mostra uma abertura mais intensa do que a visão.


Por isso, por favor toque, e deixe-se tocar. Toque com cuidado, sem pressa, descubra as pequenas dobras, os esconderijos que apenas a ponta dos dedos é capaz de te mostrar. O toque para a pessoa com deficiência visual é suave, delicado, precisa de um tempo para apurar tudo. Ele é capaz de oferecer muito mais sensações, diálogos internos e reflexões do que um olhar rápido e desatento.

O toque é o momento do contato, por isso ele é tão profundo e belo. O toque troca. Ao tocar somos tocados.


Essa é a beleza das descobertas delicadas.


Veja a beleza de Marcela descobrindo a escultura “Torso”, que fiz com folha de Palmeira e Encáustica. O tempo todo a escultura pedia o toque. Marcela tocou, foi tocada e nos toca.


Confluências


A ideia da exposição surgiu por conta do livro de Antonio Bispo dos Santos, que trata sobre “A terra dá, a terra quer”. O autor oferece um olhar urgente e provocador sobre os modos de viver, habitar e se relacionar com os demais viventes e com a terra. Trata-se de pensamento fronteiriço, das dobras do pensamento contemporâneo, integrado pelo ecossistema, como as guerras, clima, energia, politica e alimentação.


Em exibição até dia 3 de abril de 2024 na CasaGaleria e Oficina de Arte, com a curadoria de Loly Demercian (@delolis)

Rua Fradique Coutinho, 1216

terça à sexta 13-19H e sábado 13-17H






23 visualizações0 comentário
bottom of page