Abertura da Exposição Texturas da Vida – Pintura Encáustica

Atualizado: 5 de set.

Foram meses de preparação.


Quando Loly Demercian me convidou para fazer parte do CNT 2018 – Coletiva de Novos Talentos de 2018 já me colocou o desafio de fazer uma individual em março.


Topei! Na hora, Loly veio ao ateliê, sentiu o cheiro da cera, brincou com as gatas e escolheu a linha que achava mais adequada para trabalharmos e foi embora me deixando a grande empreitada.


De novembro até 15 de março fiquei dentro do ateliê trabalhando as imagens, revirando as memórias, conversando com meus sentidos. Em cada obra, em cada pequeno recorte que fiz, revivia e revivo tudo que foi sentido no momento do encontro, do clique, da surpresa, do encantamento.


Foram quatro meses muito intensos. Ao mesmo tempo que estava preparando a exposição estava trabalhando os toques finais do CURSO ONLINE DE PINTURA ENCÁUSTICA. Quando dava um descanso das elaborações das pinturas, me voltava para o que estava faltando para deixar perfeito o curso online de pintura encáustica que fizemos, Dado Brettas, Mário Lamonica e eu. Uma equipe de ouro. Bruna Zara se juntou à equipe e me ajuda na divulgação, a preparar melhor as coisas que colocamos na rede.


No dia 15 de março foi a abertura da exposição “Texturas da vida” com a curadoria amorosa de Loly Demercian. No mesmo dia lançamos o CURSO ONLINE DE PINTURA ENCÁUSTICA. Ansiedade à mil. Nesse dia acordei às 3 horas da manhã, fui ao ateliê, arrumei os bloquinhos da tinta encáustica pigmentada, separei as cores que fariam parte do kit promocional: amarelo cádmio, vermelho cádmio, azul cerúleo, preto e branco e um bloco de encáustica pigmentada. Dado levantou e em solidariedade ficou trabalhando também. Colocou o curso online disponível no site do Ana Carmen Ateliê de Arte.


Na noite de 15 de março de 2019, chovia muito. Pensei, ‘não vai ninguém’. Trânsito medonho, o bairro de Pinheiros parado, a Vila Madalena também. Vamos beber 16 garrafas de vinho branco sozinhos. Depois das 20h começaram a chegar as pessoas. Foram tantos abraços, tantos sorrisos, tantos encontros e reencontros.


Minha amiga Rossanna Bendinelli me disse quando perguntei se havia gostado da exposição: “Lembrei de estar no chão brincando com os caminhos, montando aquele quebra cabeça; lembrei da sua parede cheia dos pequenos quadrinhos que eu sempre adoro ficar na frente e olhar (e lembrei os que tenho em casa); lembrei das suas postagens de Mariana e Brumadinho; lembrei do Gian e suas artes. Nossa, foi muito bom mesmo, emocionante.”


A encáustica toca e consegue trazer para o fora o melhor que temos e nos aquece. Precisamos desses momentos de acolhimento nesse mundo tão confuso.


Obrigada a todos e todas que estão comigo nessa caminhada.

Vídeo de montagem da Exposição – parte I :


Vídeo de montagem da exposição – parte II:


Vídeo da abertura e primeiro sábado:

Veja as fotos da abertura!

Ana Carmen Nogueira, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Graduação em Artes Plásticas. Especialista em Educação Especial com aprofundamento na área de deficiência visual e Arteterapia.


Desenvolve pesquisa de pintura encáustica, ministra cursos desta técnica e atua como Arteterapeuta no Ana Carmen Ateliê de Arte.


Facebook: www.facebook.com/anacarmenart Instagram: www.instagram.com/anacarmenart/ Youtube: www.youtube.com/c/EncausticaAnaCarmenAtelie Pinterest: br.pinterest.com/anacarmenart www.anatelie.art.br

#encáusticaterapia #Exposiçãodearte #exposiçãopinturaencáustica #pinturaencáustica

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo