top of page

A pintura encáustica: um desafio, uma experiência estética.

Desde que comecei a trabalhar com a pintura encáustica há 12 anos, nunca mais parei de pesquisar, estudar e sempre busquei uma maneira de compartilhar minhas descobertas.


O início foi difícil, poucas informações disponíveis no Brasil e nenhum material sobre a encáustica. Fiz um curso de 8 horas em um ateliê que conseguiu me apresentar os primórdios da encáustica, a partir daí fui pesquisando na internet, mas foram nos muitos livros que comprei sobre encáustica que as coisas foram ficando mais claras.


A primeira coisa era descobrir a receita ideal, os insumos adequados para a produção da pintura encáustica. Depois foi descobrir como trabalhar, como conseguir aquela superfície, a textura, os efeitos.


Anos de pesquisa e descobertas acertos e muitos erros e enganos, mas muita satisfação e alegria por ter chegado até aqui e poder compartilhar com vocês um pouco do que sei.


Aqui no ateliê tenho o prazer de receber muitas pessoas que querem saber um pouco mais dessa técnica tão instigante que é a pintura encáustica. Recebo artistas que querem desenvolver um trabalho paralelo ou mesmo misturar suas técnicas com a encáustica. Em outros momentos recebo pessoas que querem abrir um novo caminho para sua expressão artística. Algumas pessoas vêm aqui para seu autodesenvolvimento e autodescobrimento. Algumas vêm dizendo que não sabem nada, e descobrem que sabem muito. Outras vêm tristes e apagadas e saem iluminadas.


Uma coisa posso falar com satisfação, todas saem felizes.

Uma felicidade do fazer, do descobrir, do estar presente no momento da descoberta. Uma presença inteira e completa.


O curso online de pintura encáustica surgiu da necessidade de falar com mais pessoas. Pessoas que não conseguem vir ao ateliê. O curso é o produto de anos de estudo da técnica e das trocas que tive com todos que estiveram comigo. Foi feito com muito cuidado, explicando tudo para que você que está longe sinta que estou do seu lado para o que precisar.


Aprender a pintura encáustica no curso online não te fará sentir distante de mim, sempre posso te apoiar nas dificuldades e dúvidas. Esse é o meu compromisso, o de levar o prazer da arte, a experiência estética para todos que querem descobrir essa arte milenar tanto no curso presencial como também no online.


Artes da aluna Rosângela Soares Pinto de Curitiba | PR

Venha fazer arte!


Ana Carmen Nogueira, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Graduação em Artes Plásticas. Especialista em Educação Especial com aprofundamento na área de deficiência visual e Arteterapia.


Desenvolve pesquisa de pintura encáustica, ministra cursos desta técnica e atua como Arteterapeuta no Ana Carmen Ateliê de Arte.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page