Série Primeiros Passos – Como trabalhar com a cera quente na Pintura Encáustica

Para trabalhar com encáustica é preciso aprender a trabalhar com a cera quente. Nesta técnica a cera deve estar derretida e por isso o pincel deve estar sempre retornando ao pote aquecido. Para aquecer a base encáustica eu utilizo um aquecedor de cera desses que são utilizados para derreter a cera para depilação. Eu gosto muito dele porque ele mantém a temperatura certa para cera ficar diluída e não aquece demais levando a cera ferver.

A primeira coisa que deve ser feita é pegar a placa de madeira e prepara-la para receber as camadas de cera.

Aqueça a superfície da placa com uma pistola de ar quente até ela ficar morninha. Faça movimentos circulares por toda a placa para que ela aqueça por igual. Pincele uma camada de base encáustica sobre a placa aquecida em movimentos regulares e suave. Procure não sobrepor as camadas de cera. No começo parece que vai dar tudo errado, mas com calma você vai entendendo como funciona a cera e logo estará deslizando o pincel com tranquilidade. Faça a fusão da camada de cera circulando a pistola de ar sobre a placa. Tome cuidado para não ficar parado em um só local e assim criar buracos. A cera deve passar do fosco para o brilhante. Essa pode ser a camada de base de seu trabalho. Se quiser pode fazer uma nova aplicação de cera e depois faça nova fusão.

Ana Carmen Nogueira, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Graduação em Artes Plásticas. Especialista em Educação Especial com aprofundamento na área de deficiência visual e Arteterapia. Desenvolve pesquisa de pintura encáustica, ministra cursos desta técnica e atua como Arteterapeuta no Ana Carmen Ateliê de Arte.

Facebook: www.facebook.com/anacarmenart Instagram: www.instagram.com/anacarmenart/ Youtube: www.youtube.com/c/EncausticaAnaCarmenAtelie Pinterest: br.pinterest.com/anacarmenart www.anatelie.art.br

#pinturaencáustica #técnicapinturaencáustica #ceradeabelha #ceraquentenaPinturaEncáustica #cursodepinturaencáustica

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo