Quais são os insumos para pintura encáustica?

Atualizado: 28 de jun.

A pintura encáustica é feita com a cera de abelha, misturada com resina de seiva de árvore e pigmentos.


Essa mistura da cera de abelha com resina é chamada nos Estados Unidos, onde encontramos muitos fabricantes, de encaustic médium, ou wax médium. Eu batizei como Encáustica Básica.


Cada artista desenvolve a sua própria receita. A minha é bem brasileira, procuro utilizar matérias primas que encontro aqui em terras tupiniquins para não depender de importação e para valorizar o produtor e o comércio local. Desta forma cuidamos da economia local e do meio-ambiente. Além disso, é uma forma de valorizar os nossos apicultores e estar mais atentos ao que acontece com essas trabalhadoras incansáveis que coletam o pólen e néctar de flor em flor, polinizam as flores que resulta na reprodução das plantas que faz com que tenhamos bons frutos e boas sementes para a nossa alimentação.


Minha receita contém cera de abelha pura de boa qualidade, a cera de carnaúba que é retirada da palmeira de mesmo nome, encontrada no nordeste do país. A carnaúba é conhecida como a árvore da vida, pois dela é possível usar tudo. É uma árvore dadivosa, e por isso devemos respeitá-la e agradecer por tudo que oferece. Substitui a resina damar, que é importada por resina breu. No entanto, é preciso escolher um bom fornecedor pois isso depende muito de como ela vai se comportar junto com a cera de abelha e a carnaúba.


Tendo uma boa encáustica básica, você está pronto para fazer a sua encáustica pigmentada. Você pode usar pigmentos em pó ou usar a tinta óleo como pigmento. Eu prefiro usar a tinta à óleo por questões de segurança à minha saúde. O pigmento em pó deixa partículas suspensas no ar e se inaladas podem causar danos à saúde.


Aqui no ateliê tenho uma gama grande de encáustica pigmentada prontas para serem usadas. Assim, quando quero trabalhar posso escolher com tranquilidade a paleta de cores com que vou desenvolver meu projeto. A encáustica básica também tenho sempre em estoque. Claro está, que as matérias primas, como cera de abelha, carnaúba e resina breu sempre tenho em boa quantidade. Toda essa preocupação é para que meus alunos e quem quiser desenvolver o trabalho com pintura encáustica tenha segurança de saber onde encontrar e sempre contar com o meu apoio em todas as dúvidas que surgirem.


Gostou? Tem alguma dúvida? Pode entrar em contato comigo. Eu adoro falar de encáutica.

Venha fazer arte!



Ana Carmen Nogueira, Mestre e Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Graduação em Artes Plásticas. Especialista em Educação Especial com aprofundamento na área de deficiência visual e Arteterapia. Desenvolve pesquisa de pintura encáustica, ministra cursos desta técnica e atua como Arteterapeuta no Ana Carmen Ateliê de Arte.


Facebook: www.facebook.com/anacarmenart Instagram: www.instagram.com/anacarmenart/ Youtube: www.youtube.com/c/EncausticaAnaCarmenAtelie Pinterest: br.pinterest.com/anacarmenart www.anatelie.art.br

#artecomceradeabelha #Arteencáustica #insumosparapinturaencáustica

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo