Pintura Encáustica e a Goma Laca

Atualizado: 8 de jul.

A encáustica com a goma laca é um encontro muito feliz. É apaixonante.


Me lembro a primeira vez que vi um trabalho de pintura encáustica com essa renda, esse craquelado. Fiquei instigada, não sabia como era feito.


Pesquisei muito até descobrir que não era a cera que fazia essa intervenção, mas outro material que se aderia a ela. Para mim, foi uma surpresa, uma boa surpresa e uma comprovação de que a encáustica adora se aliar a outros materiais, e quando isso acontece é pura poesia.


Resolvi pesquisar mais a fundo descobri muitas qualidades da goma laca, uma delas é a pintura de instrumentos musicais.


Foi com os luthiers, esses profissionais que se dedicam a criar instrumentos de cordas com caixa de ressonância, como violão, violinos, violoncelos, guitarras e outros mais que aprendi a fazer a minha própria goma laca. Segundo alguns mestres luthiers, a goma laca é o melhor verniz para o instrumento pois é natural e não afeta a saúde de quem trabalha com ela, é boa para saúde do instrumento protegendo a madeira e a deixando respirar e é bem mais barata do que os vernizes sintéticos. Mas, o mais importante a goma laca oferece maior qualidade ao som do instrumento.


Foi por causa dessa receita que descobri outra resina que costumo usar nas minhas alquimias, a Resina Breu. Você pode estar se perguntando, para que fazer a goma laca indiana se podemos comprar pronta?


Sim, é verdade, mas tenho a impressão que minha goma laca fica mais bonita quando aplicada na encáustica do que quando uso a industrializada. Pode ser purismo, ou mesmo vontade de fazer todos os processos e ir compreendendo melhor como funciona cada material.


Você pode usar a goma laca sobre a pintura encáustica na sua cor natural ou misturar com algum pigmento, eu uso anilina e delicadamente passo o maçarico.


Não tenha pressa, respire, sinta, experimente.

A encáustica e a goma laca pedem suspensão.

Elas devolvem poesia.


Venha fazer arte.

Artes do aluno presencial Paulo Gallian durante a aula.




Ana Carmen Nogueira, Mestre e Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Graduação em Artes Plásticas. Especialista em Educação Especial com aprofundamento na área de deficiência visual e Arteterapia. Desenvolve pesquisa de pintura encáustica, ministra cursos desta técnica e atua como Arteterapeuta no Ana Carmen Ateliê de Arte.


Facebook: www.facebook.com/anacarmenart Instagram: www.instagram.com/anacarmenart/ Youtube: www.youtube.com/c/EncausticaAnaCarmenAtelie Pinterest: br.pinterest.com/anacarmenart www.anatelie.art.br

#artecompinturaencáustica #Arteencáustica #gomalaca

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo