O Sabiá Laranjeira – Vencedor da Mostra Internacional de Vídeo de Santo André

“EU NO MUNDO, O MUNDO EM MIM” – Mostra Internacional de Vídeo de Santo André. Mercocidades fez o chamamento.


Foi com esta provocação que quis apresentar o vídeo“O Sabiá Laranjeira” dentro da mostra. Tenho trabalhado com Angela Antunes há mais ou menos dois anos.


Angela sofreu um AVC e ficou com algumas sequelas que a impedem de ter uma vida independente. Juntas, fomos tateando como poderíamos desenvolver um trabalho que a ajudasse a se comunicar com o mundo e que apresentasse seu novo universo. No ano passado fizemos o livro “A orquídea branca”. Esse livro nasceu porque nos nossos encontros, na maioria das vezes ocorrem no jardim da clínica onde Angela vive. Lá tem uma árvore enorme que recebe em seu tronco várias orquídeas que em agradecimento estão sempre florindo. Começamos a trabalhar com aquarela e propus fazermos um livro com elas e daí nasceu “A orquídea branca” com ilustrações e histórias de Angela Antunes e edição de Ana Carmen Nogueira. Foi um sucesso.


Para esse ano, Angela quis falar dos Sabiás cantando e alegrando nossos encontros. Pesquisamos sobre o pássaro, seus hábitos alimentares, onde vive, como é o seu canto, as lendas, musicas e poesias sobre ele. Foi muito rico e Angela descobriu que era capaz de desenhar um pássaro. Digitalizei os desenhos e passei para o computador no programa Premier Elements. Toda semana levava o computador e cada página do vídeo era discutida e aprovada por Angela. No final, gravamos com o meu celular a narração da história.

Foi uma grande vitória para Angela e uma alegria imensa para mim. Um trabalho de equipe em que o importante é a valorização da pessoa naquilo que ela tem de melhor, a capacidade de criar e de se comunicar com o mundo.

Tenho muito orgulho de minha amiga Angela Antunes, adoro nossa parceria. Espero que todos possam sentir a superação que foi esse vídeo.

Ganhadores na Mostra Internacional de Vídeo de Santo André na categoria iniciantes.

Acesse aqui o link para o vídeo.

Ana Carmen Nogueira

Seja feliz, faça arte.


Ana Carmen Nogueira, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Graduação em Artes Plásticas. Especialista em Educação Especial com aprofundamento na área de deficiência visual e Arteterapia.


Desenvolve pesquisa de pintura encáustica, ministra cursos desta técnica e atua como Arteterapeuta no Ana Carmen Ateliê de Arte.


Siga-nos nas redes sociais!

Facebook: www.facebook.com/anacarmenart Instagram: @anacarmenart Youtube: www.youtube.com/c/EncausticaAnaCarmenAtelie Pinterest: br.pinterest.com/anacarmenart www.anatelie.art.br

#arteterapia #mostrainternacionaldevídeo

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo