top of page

Monotipia com pintura encáustica em placa de gelatina

Esta semana vou compartilhar com vocês uma pesquisa muito divertida que estou fazendo aqui no meu ateliê. São impressões de monotipia feitas com placa de gelatina diretamente na superfície da encáustica.


A monotipia é uma técnica de impressão onde é possível reproduzir um desenho em uma prova única, por isso esse nome monotipia. Ela é muito simples e fácil de fazer e é possível usar diferentes materiais para fazê-la.


Você pode usar tinta à óleo, guache ou acrílica. A sua base pode ser uma placa de vidro ou de acrílico. Aqui estamos usando uma placa de gelatina.


A impressão obtida da monotipia sempre é uma surpresa, pois na passagem do desenho para a superfície a ser impressa sempre aparecem efeitos imprevisíveis.

Fazer monotipias com a placa de gelatina é muito divertida e além disso, por serem macias, as placas conseguem capturar e imprimir muitos detalhes daquilo que está sendo impresso.


Para fazer meus primeiros testes de monotipia em placa de gelatina, aproveitei três pinturas encáusticas que já tinham servido de testes em outras pesquisas, e pintei mais 4 quadrados de 13 x 13 cm com pintura encáustica metade branco e metade colorida.


Quis usar o mesmo estêncil para ir provocando diferentes formas de olhar. Como na vida, cada um enxerga o mundo de uma maneira, podemos usar a mesma coisa de formas diferentes e assim obtemos resultados surpreendentes.


Estou adorando essa pesquisa.



Primeiros testes




Testes em andamento.

Faça Arte.

Ana Carmen Nogueira, Mestre e Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Graduação em Artes Plásticas. Especialista em Educação Especial com aprofundamento na área de deficiência visual e Arteterapia. Desenvolve pesquisa de pintura encáustica, ministra cursos desta técnica e atua como Arteterapeuta no Ana Carmen Ateliê de Arte.


156 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page