top of page

Livro Rendadozen – Meditação pela Arte – gratuito

E assim, de um dia para o outro, a vida do planeta mudou. A mudança começou lá longe no oriente, atingiu e Europa e logo chegou aqui.

De um dia para o outro, deixamos de ir trabalhar, de ir para escola, ao cinema. De um dia para o outro não era mais possível encontrar nossos amigos, ver nossos familiares. Deixamos de nos abraçar, de nos beijar. Isso faz muita falta.


O abraço amigo

Ficamos em casa, com o nosso núcleo. Alguns só mesmo.


Tenho visto, inúmeras formas das pessoas se manterem conectadas para conseguir sobreviver ao isolamento e à tristeza que isso pode trazer.


Minha querida amiga de Belo Horizonte está dando aula via ZOOM de Lu Long, yoga terapêutico tibetano. Museus do mundo inteiro estão disponibilizando passeios virtuais. Artistas estão cantando, tocando.


Tocando, sentindo, nos preocupando com o outro.

Nós tínhamos esquecido da importância de estar com.

De alguma forma, estamos tentando nos reconectar.

Precisamos nos reencontrar, desacelerar, e prestar atenção, ao som, à respiração, ao corpo.

Nosso corpo, nosso momento de ser.


Pensando nisso, resolvi disponibilizar um livro deexercícios de desenhos para meditação. Rendadozen: meditação pela arte. Escrevi esse livro em 2015 e agora estou disponibilizando em PDF sem custo no site do Ana Carmen Ateliê de Arte – www.anatelie.art.br.

Esses pequenos desenhos me ajudam muito a me reconectar com meu interior, a respeitar o meu tempo, a desacelerar e abrir canais para a criatividade.

Você vai dizer – mas eu não sei desenhar!


Eu digo -tudo bem. São pequenos desenhos, pequenas formas repetidas, que são tão simples que todos conseguem fazer. No Rendadozen, não estamos representando nada, apenas explorando as formas e o espaço do papel.

Aproveite esse tempo de reclusão e descubra o desenho que está preso dentro de você

Reconecte-se. Faça Arte.


Imagens do Livro: Rendadozen – Meditando pela Arte.


Trabalhos dos alunos de educação infantil de Claudia Plata

Livro Rendadozen – meditação pela arte – Apresentação

Livro Rendadozen – meditação pela arte. Exercício!



Ana Carmen Nogueira, Mestre e Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Graduação em Artes Plásticas. Especialista em Educação Especial com aprofundamento na área de deficiência visual e Arteterapia. Desenvolve pesquisa de pintura encáustica, ministra cursos desta técnica e atua como Arteterapeuta no Ana Carmen Ateliê de Arte.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page