top of page

Exposição: Afetos em Paisagens. Tempo de Delicadeza

Foi com Simone de Beauvoir em “Viver em tempos mortos”, que pensei essas mulheres. Foi com ela que consegui caminhar firmemente. Estou hoje instalada na maturidade sem sentir que envelheci e, no entanto, o tempo passou. Consigo, de onde estou, olhar com delicadeza os pequenos gestos. Eu os guardo e, em alguns momentos, reparto meu olhar. Aqueço a cera, transformo em encáustica, preparo a superfície, recorto imagens, retiro o gesto, descubro a poesia, compartilho delicadeza.


Esse é o sabor de minha vida. Essas são as mulheres que quero mostrar.

Vejo a mulher passando a roupa, preocupada com seus filhos, tentando oferecer um futuro para eles. Observo a mulher sentada na beira da queda d’água, um pouco de frio, um pouco de saudade, uma beleza calma. Duas mulheres se abraçam no reconhecimento da amizade, da saudade e do reencontro. Tranquilamente uma mulher se senta e se deixa mostrar em abandono. Uma mulher costura, momento de atenção e cuidado, se entrega e entrega para o outro. A criança recebe o colo, gesto de aconchego, segurança e abrigo. A mão infantil oferece um mimo para aquela que cuida, para a pessoa que vela para que a vida floresça. Uma mulher deitada, é o resgate de um registro de desenho de Camille Claudel, ela que viveu no mundo dos homens guardando toda sua força e delicadeza.


Sigo sempre com as mulheres que me antecederam, com as que estão aqui comigo e as que virão depois de mim, nos agarrando ao nosso destino com unhas e dentes e vivendo sem tempos mortos.


Entre os dias 23 de Outubro e 28 de Novembro a CasaGaleria sediará a Exposição: Afetos em Paisagens. São histórias de 8 mulheres que buscam em seus arquivos pessoais, suas memórias, assim como suas paisagens imaginárias. A exposição também contará com tour virtual no link: tour.casagaleria.com.br/afetos





Faça Arte!

Ana Carmen Nogueira, Mestre e Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Graduação em Artes Plásticas. Especialista em Educação Especial com aprofundamento na área de deficiência visual e Arteterapia. Desenvolve pesquisa de pintura encáustica, ministra cursos desta técnica e atua como Arteterapeuta no Ana Carmen Ateliê de Arte.


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page