[Exposição de arte com Pintura Encáustica] O espaço, o corpo e o grupo.

Atualizado: 28 de jun.

O Grupo 7+ é composto por onze artistas que fazem parte da Casagaleria e Oficina De Arte Loly Demercian: Antônio Cavalcante, Ana Carmen Nogueira, Azeite de Leos, Lucas Gervilla, Mariane Cavalheiro, Marietta Toledo, Maurity Damy, Milton Blaser, Raphelle Faure-V, Rodrigo Gontijo e Sueli Rojas.


O que nos une? A curadoria amorosa de Loly Demercian.


Em julho de 2019, nos juntamos pela primeira vez para ocupar a CasaGaleria. Essa ocupação se deu em função dos encontros mediados por Loly Demercian, com os artistas da galeria e o Prof. Dr. Rogério da Costa que nos apresentou Corpo Sem Órgãos, Deleuze e Guattari. Pensamos o corpo sem uma organização para a invenção de algo novo, com novas disposições, novas sensações.


Dessa ocupação nasceu o projeto Ecos do Efêmero, que se concretiza em uma exposição em 2020, onde cada artista reflete sobre o efêmero na contemporaneidade e seus ecos e reverberações. Palavras, imagens, sons que envolvem nosso contato com o outro. Ondas que ecoam invisíveis, visíveis. Ecos, experiências estéticas que envolvem nossos olhos, nosso corpo, nossa pele sensível.


Para a exposição que irá acontecer no primeiro semestre de 2020, vai tomando corpo, ideia, reverberações, ecos dos trabalhos passados, das pesquisas feitas, da vida vivida. A pintura encáustica como linguagem mais do que técnica. Uma expressão orgânica, viva, que abarca todos os sentidos e procura um espaço para se construir. A encáustica virá com força de provocar, confrontar e aglutinar. Quer o toque, exala aroma, brinda o olhar e provoca a lembrança do sabor do mel. Da cor dourada, do sol. Do ar, vento, tempo. Montagem com detalhes, por meio de pequenas peças eu quero pensar na impermanência e na fragilidade da vida.

Nesse momento, estamos na busca do espaço. Do lugar, do estar, do espaço construído para nos construir enquanto grupo, pensamento e tempo. Espaço para acontecer algo, expor, transformar.


Estamos, como disse o artista do grupo, Azeite de Leos, “como a instalação de Antony Gormley”, o corpo habitando o espaço, o corpo como espaço e o corpo no espaço.

Ana Carmen Nogueira, Mestre e Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Graduação em Artes Plásticas. Especialista em Educação Especial com aprofundamento na área de deficiência visual e Arteterapia. Desenvolve pesquisa de pintura encáustica, ministra cursos desta técnica e atua como Arteterapeuta no Ana Carmen Ateliê de Arte.


Facebook: www.facebook.com/anacarmenart Instagram: www.instagram.com/anacarmenart/ Youtube: www.youtube.com/c/EncausticaAnaCarmenAtelie Pinterest: br.pinterest.com/anacarmenart www.anatelie.art.br

#artecompinturaencáustica #Exposiçãodearte #exposiçãodepinturaencáustica

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo