top of page

Como cuidar da sua pintura Encáustica

Cuide de uma pintura Encáustica como você faria com qualquer obra de arte. Tome cuidado ao pendurar, transportar ou armazenar a pintura.

Temperatura – pendure e armazene em locais com temperatura ambiente. Evite lugares muito frios e temperaturas extremamente quentes; a cera poderá derreter em 65°C (embora eu tenha algumas obras em meu ateliê que recebem luz solar todos os dias). Evite a luz solar direta – Coloque a obra de arte fora do alcance direto da luz solar.


Transportando uma pintura – ao embalar a pintura Encáustica para o transporte, cubra a pintura com papel encerado, tipo papel manteiga. Não use o plástico bolha encostado diretamente na parte dianteira da pintura porque pode deixar marcas na superfície. Para o transporte, construa uma caixa o tamanho da pintura.


Moldura – A Encáustica não precisa ser protegida por vidro. Uma moldura flutuante é uma boa opção que proteja as bordas da pintura dos arranhões, dos riscos e das lascas. Trabalhos em papel podem ser emoldurados em vidro; no entanto tenha certeza de que o vidro não esteja em contato com a obra.


Curar – Durante os primeiros 6 a 12 meses, à medida que a cera cura, uma pintura encáustica pode desenvolver uma bruma. A bruma é um resíduo branco nebuloso que ocorre naturalmente. Também pode ocorrer se uma pintura for exposta ao frio. A bruma pode ser facilmente removida polindo a superfície da pintura. As Pinturas Encáustica podem ser lustradas usando um pano macio, sem fiapos ou uma meia-calça. Se o brilho original ficou embaçado ao longo do tempo, ele pode voltar, repetindo o processo de lustrar. Uma vez que uma pintura Encáustica esteja inteiramente curada e endurecida, ela não irá criar mais a névoa.

Cuide de uma pintura Encáustica como você faria com qualquer obra de arte. Tome cuidado ao pendurar, transportar ou armazenar a pintura.

Essa pintura fica pendurada na porta ao lado de uma janela. Recebe luz o ano inteiro. O fundo é um degradé feito com pastel seco. O desenho dos favos foi feito com lápis de cor. Os desenhos das Abelhas, das flores e arabescos com a caneta stabilo 03 e marcador permanente preto. Sobre tudo isso, camadas de encáustica básica. Aqui é possível notar que alguns pigmentos de canetas e lápis não resistem à luz.

Essa pintura está ao lado de uma janela e recebe luz solar e a incidência dos raios solares toda manhã. Não sofreu alterações. As bordas são as partes mais sensíveis. Qualquer batida pode lascar. Aqui você pode ver que houve um pequeno restauro.


Ana Carmen Nogueira, Mestre e Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Graduação em Artes Plásticas. Especialista em Educação Especial com aprofundamento na área de deficiência visual e Arteterapia. Desenvolve pesquisa de pintura encáustica, ministra cursos desta técnica e atua como Arteterapeuta no Ana Carmen Ateliê de Arte.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page