As cores de Van Gogh em Arte Encáustica

Van Gogh sempre me instigou. Não me lembro qual foi a primeira vez que me deparei com suas pinturas, mas sei que elas estão dentro de mim há tempos. São os seus amarelos, os contrastes de cores que me chamam a atenção.


Trabalho com pintura encáustica há mais de 10 anos. A pintura encáustica oferece possibilidades infinitas. Meu trabalho começa alquimia de fazer o médium que chamo de Encáustica Básica que é a mistura da cera de abelha com resina e cera de carnaúba. A essa mistura acrescento pigmento e surge a Encáustica Pigmentada.


Enquanto vou misturando o pigmento vou entrando na cor que estou fabricando e o amarelo fica lindo. Tenho quatro tipos de amarelos em minha cartela e quando estou pintando vou fazendo misturas para surgir mais alguns.


Van Gogh quando se mudou para o sul da França se encantou com o sol, a claridade o brilho das cores e com o amarelo. Ele vinha da Holanda, e podemos ver pelos seus quadros feitos nesse tempo que o sol não era uma constante por lá. Nesta época ele também se encanta com as xilogravuras japonesas por sua delicadeza, simplicidade e cores.


Para me auxiliar nas pesquisas da pintura encáustica invoco Van Gogh. Queria me aprofundar na força de seus quadros que são as pinceladas suas cores e tonalidades contrastantes. Escolhi alguns quadros para mergulhar, me aprofundar e compreender sua essência e me ajudar colocar toda força da arte com cera. Foi uma experiência incrível observar e tentar descobrir seus mistérios e no final fazer versões “Van Goghiana” em encáustica.


Aprende-se muito com os mestres, experimenta-se muito com a encáustica. As obras estudadas estão listadas abaixo:

  1. Vaso com quinze girassóis (agosto de 1888). National Gallery, Londres, Inglaterra.

  2. A Amoreira 1889 – Norton Simon Art Foundation, Gift of Mr. Norton Simon

  3. A Meadow in the Mountains Le Mas de Saint-Paul 1889

  4. Cerejeira em flor 1890 – Van Gogh Museum, Amsterdam

Descubra a pintura encáustica. Venha fazer arte! Conheça nossos cursos de pintura encáustica.


Ana Carmen Nogueira Ateliê de Artes

Siga-nos nas redes sociais!

Facebook: www.facebook.com/anacarmenart Instagram: @anacarmenart Youtube: www.youtube.com/c/EncausticaAnaCarmenAtelie Pinterest: br.pinterest.com/anacarmenart www.anatelie.art.br

#Arteencáustica #VanGogh

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo