Arte Encáustica com Goma Laca – Botânico

Atualizado: 27 de jun.

No dia 14 de setembro de 2020 iniciei os encontros do Ateliê Efêmero, que faz parte da minha pesquisa de doutorado. Essa pesquisa queria descobrir a ação da pintura encáustica sobre os participantes no que se referia à inventividade, atenção, autoconhecimento e transformação.


No dia 16 de abril fiz o último encontro do Ateliê Efêmero.


Foram momentos muito intensos, onde pude descobrir a pintura encáustica pelo olhar do outro.


Na sexta-feira, dia 16 de abril, depois que desliguei a câmera do zoom olhei para o ateliê que montei no sítio Copaíba e procurei uma placa de madeira para começar uma pintura.


Fiz uma arte de resposta como uma reflexão de tudo que eu vivenciei nesses meses de pesquisa do Ateliê Efêmero. Eu precisava fazer alguma coisa fluida, imprevisível e transformadora.


Lembrei da artista Alicia Tormey que sempre apresento para meus parceiros de pesquisa e descobertas. Alicia faz pintura encáustica que chama de “Botanicals” que sempre me encantam.


Sua técnica me instiga, ela usa pintura encáustica e goma laca. Achei que no final desses encontros tão fluidos e imprevisíveis, nada melhor do que um trabalho Botânico no ateliê no meio do mato. Um trabalho que me instiga, me questiona e me transforma.


Agradeço à todos que participaram desses momentos únicos e transformadores.

Espero que sigamos juntos, instigando, questionando e transformando.



Faça Arte!


Ana Carmen Nogueira, Mestre e Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Graduação em Artes Plásticas. Especialista em Educação Especial com aprofundamento na área de deficiência visual e Arteterapia. Desenvolve pesquisa de pintura encáustica, ministra cursos desta técnica e atua como Arteterapeuta no Ana Carmen Ateliê de Arte.


Facebook: www.facebook.com/anacarmenart Instagram: www.instagram.com/anacarmenart/ Youtube: www.youtube.com/c/EncausticaAnaCarmenAtelie Pinterest: br.pinterest.com/anacarmenart

www.anatelie.art.br

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo