A Pintura Encáustica e a Tinta à Álcool

Atualizado: 28 de jun.

Em junho do ano passado comecei a pesquisar sobre a tinta à álcool e a pintura encáustica.


Na época dilui a anilina com álcool e pintei sobre a camada de encáustica. Fiz algumas intervenções, mas deixei a ideia descansando.


No Brasil não existe a tinta à álcool e então fui procurar em diferentes sites um faça você mesmo. Foi assim que passei meu carnaval, em meio a tintas e pincéis explorando novas possibilidades. Resolvi fazer algumas experiências, pois não estava nenhum pouco satisfeita com as minhas tintas de anilina e álcool.

Tenho aqui em casa um papel sintético reciclável, à prova d’água e ecológico, é o mesmo papel que vi nos diferentes sites sobre alchool ink, ou seja, tinta à álcool. Esse papel se chama Yupo e tem diferentes gramaturas e utilidades.


Em alguns vídeos as canetas permanentes hidrocor são usadas para fazer a tinta à álcool. Experimentei com três cores diferentes, azul, vermelho e amarelo. Usei canetas que tenho há muito tempo. Tirei a ponta da caneta e coloquei em um pote de vidro, retirei o rolo de tinta de seu corpo, passei o estilete e cortei na metade e coloquei no mesmo pote onde havia colocado a ponta. Medi a quantidade de álcool do frasco que estava reservado para armazenar a tinta e joguei dentro do pote de vidro. Tampei e deixei umas duas horas de molho.


Fiz alguns testes no papel Yupo com a tinta à álcool. Fui criando manchas e nebulosas. Acabei criando uma pintura de boas-vindas ao mundo para Alessandra (filha de Fernanda e Rodrigo), que se adiantou para participar dos bloquinhos de carnaval. Depois de algumas experimentações parti para pintura encáustica. Fiz um lindo e liso fundo branco para receber a tinta à álcool. Fui fazendo bolinhas e pingando diferentes cores dentro dela. Prestava atenção em como se comportava. Depois de seca coloquei em cima um stencil e finalizei com verde.

Fiquei satisfeita.





Mesa de trabalho com os estudos.






Resultado!

Com tantos estudos, alguns alunos me pediram que criasse um módulo bônus para novas técnicas como esta, no curso de Pintura Encáustica Online. Vou montar este módulo especial e espero você lá! Vamos trocar experiências! Descubra a pintura encáustica e suas diversas possibilidades!

Alunos do Curso Online ou Presencial terão um desconto especial ;).


Ana Carmen Nogueira, Mestre e Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Graduação em Artes Plásticas. Especialista em Educação Especial com aprofundamento na área de deficiência visual e Arteterapia. Desenvolve pesquisa de pintura encáustica, ministra cursos desta técnica e atua como Arteterapeuta no Ana Carmen Ateliê de Arte.


Facebook: www.facebook.com/anacarmenart Instagram: www.instagram.com/anacarmenart/ Youtube: www.youtube.com/c/EncausticaAnaCarmenAtelie Pinterest: br.pinterest.com/anacarmenart www.anatelie.art.br

#estudosdearte #pinturaencáustica #tintaàalcool

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo