A Arte Encáustica como desenvolvimento pessoal

Gostaria de apresentar a vocês o mundo da Arte Encáustica porque sou absolutamente fascinada por esta técnica. Desde que a conheci, há alguns anos, imediatamente me deslumbrei com seu potencial. A encáustica nos oferece a capacidade de nos permitir criar imagens impressionantes, característica, que acredito, não é encontrada em qualquer outra técnica. Muito além de ferramenta artística, é instrumento ideal para uso terapêutico: altamente relaxante e capaz de proporcionar experiência única, elevando a mente a um estado de suspensão onde o tempo não é sentido. Torna o espírito leve, nos abstraindo dos pesos do nosso dia-a-dia. É também ferramenta maravilhosa para o estudo de si mesmo, sobre padrões de comportamento, crenças limitantes e aspectos ocultos do ser.


Sem dúvidas um grande facilitador do autoconhecimento. Quando há liberdade, permitindo fluir com o movimento, experimenta-se algo mágico: o aprendizado sobre si mesmo, algo novo ou que estava adormecido. Para isso basta ir observando as imagens que aparecem e o diálogo que surge entre você e a sua criação.


O QUE ACONTECE DURANTE UMA SESSÃO DE ARTE ENCAÚSTICA?

Quando apresento as ferramentas da Encáustica, principalmente os blocos de cera coloridos, abre-se um canal para a experimentação livre e prazerosa. A princípio existe certa desconfiança com o novo, mas em pouco tempo ouço risos, começa o divertimento e a exploração. Quando desbravam o material, as imagens logo vão surgindo. Instantaneamente os alunos ficam tão animados que passam a dialogar com elas na tentativa de interpretá-las. Há muito significado nas cores escolhidas e nas imagens criadas a partir de nosso subconsciente. Mesmo não sendo óbvias, as mensagens são claras! Ao trazê-las dos recônditos da mente, vemos como é estimulante refletir sobre a vida diária!


A fluidez da encáustica é desafiante, divertida e emocionante. A encáustica assume o papel de espelho: quanto mais a observarmos, mais olhamos para dentro dela, e acabamos por nos enxergar de fato. A encáustica emana uma luminosidade muito particular e possui atrativo tátil, o que faz com que o observador queira tocá-la, acariciá-la, obtendo uma experiência sensitiva completa.


Ao final das sessões a felicidade é unânime, onde todos se encontram realmente impressionados com a descoberta do artista guardado dentro de si.


O QUE FAZ A ARTE ENCAÚSTICA SER TÃO ESPECIAL?

A maneira mais simples e prática de se trabalhar com Encáustica:

  1. com as ferramentas de ar quente;

  2. ii) suporte de madeira.

Ao trabalhar com cera aquecida, você será capaz de criar pinturas com efeitos de luz, profundidade e criatividade inconfundíveis e especiais. Outra característica especial é que ela seca imediatamente e pode ser reaquecida e modificada sem desperdiçar nada.


Por se tratar de técnica muito diferente, onde se trabalha na associação de cor e movimento, serve como ferramenta perfeita para rever conceitos sobre o “fazer arte”. Ela consegue mudar a percepção, redefinindo horizontes para além do que interpretávamos como limite. Expande nossa capacidade imaginativa e o gosto pelo diferente. Permite total liberdade de expressão e nos convida a criar pelo simples prazer da descoberta.


ENCONTROS ARTETERAPEUTICOS COM ENCÁUSTICA

No Ana Carmen Ateliê de Arte, os participantes irão passar algumas horas brincando com as cores, descobrindo movimentos e se entregando à criatividade! Irão ter a oportunidade de elaborar suas próprias imagens enquanto relaxam suas mentes. A Encáustica irá ajudá-los a acessar suas emoções, memórias, vontades, expressas através da imagem. Enquanto brincam com cores, irão usar esta arte como ferramenta de relaxamento, autoconhecimento e autodesenvolvimento.

Venha fazer Arte!


Ana Carmen Nogueira, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Graduação em Artes Plásticas. Especialista em Educação Especial com aprofundamento na área de deficiência visual e Arteterapia.


Desenvolve pesquisa de pintura encáustica, ministra cursos desta técnica e atua como Arteterapeuta no Ana Carmen Ateliê de Arte.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo