Curso de Pintura Encáustica – Presencial

O curso completo possui 7 módulos sendo que o módulo 1 é pré-requisito para os outros. Os módulos devem ser agendados no processo de compra.

Introdução à técnica, breve histórico, preocupações de segurança, o uso da pistola de ar quentecomo ferramentas de fusão, mistura de cores, camadas básicas, criação de superfícies lisas / textura.
Neste curso introdutório irão aprender a fundir camadas de encáustica, usando a pistola de ar quente. A pistola de ar quente é uma ferramenta imprescindível para a fusão. Vamos explorar as diferentes maneiras de aplicar a pintura e aprender tudo sobre pincéis, cores e mistura de cores, como trabalhar com os contornos, e como conseguir uma superfície lisa. Vamos também experimentar e explorar algumas texturas. Todos os materiais estão incluídos.

Linha, Contornos; Texturas e Colagem.
Nesta aula iremos explorar colagem, textura, linhas e contorno. Vamos trabalhar com colagem de papéis, barbante e fibra em um painel. A técnica de colagem oferece a oportunidade de modificar e reposicionar os seus elementos a qualquer momento, até que esteja satisfeito com a sua composição. Com linhas e contornos, vamos entrar em contato com a incisão e preenchimento. Todos os materiais estão incluídos.

Corte incisão, raspagem e estêncil e carimbo.
Nesta aula iremos trabalhar com moldes vazados, construção de relevo, textura seca, estêncil, carimbos e outrosobjetos encontrados para criar mais textura.

Papéis de seda papéis leves papéis pesados, tecidos e fibras.
Nesta aula vamos nos aprofundar na pesquisa da encáustica com diferentes possibilidades na utilização de papeis. Os diferentes papéis podem tomar lugar da cera pigmentada por sua riqueza de cores, texturas e estampas. Papéis de seda claros ficam levemente translúcidos e “desenham” imagens. Pedaços de papéis, cordas ou outros objetos nos oferecem um novo olhar quando incorporados à cera. Assim, neste módulo vamos explorar como criar interessantes colagens com a encáustica. O tecido ou o papel praticamente desaparece na cera, fazendo com que o desenho pareça fazer parte da pintura encáustica.

Transferes, fotografia.
A Cera é o terreno perfeito para receber transferências de imagens. Vamos trabalhar diversas técnicas de transferência de imagens. Iremos mostrar como fazer transferência de papel carbono e lápis à base de carbono, grafite e carvão para a superfície. Irão aprender a transferir imagens diretamente na cera com um efeito rústico muito interessante. Irão usar decalques de carvão vegetal, papel carbono e folhas metálicas para transferir imagens, símbolos ou palavras.

Goma Laca
Aqui neste capítulo especial iremos aprender a fazer nossa própria goma laca. Vamos trabalhar com diferentes pigmentos e camadas. Vamos aprender o uso do maçarico, efeitos especiais com a goma laca e trabalho na superfície da cera.

Base encáustica e Encáustica pigmentada
Preparo da base da encáustica – cera e resina – e encáustica pigmentada.

Assista o vídeo

Ana Carmen Nogueira

Ana Carmen Nogueira, Mestre e Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Graduação em Artes Plásticas. Especialista em Educação Especial com aprofundamento na área de deficiência visual e Arteterapia. Desenvolve pesquisa de pintura encáustica, ministra cursos desta técnica e atua como Arteterapeuta no Ana Carmen Ateliê de Arte. Artista filiada Internacional Encaustic Artist (IEA). Arteterapeuta número 200/0611