Arteterapia

O que é Arteterapia?

A arteterapia é uma prática terapêutica, na qual os clientes, facilitados por um arteterapeuta, usa o processo criativo para o autoconhecimento e o tratamento de condições mentais e emocionais por meio da arte. Os arteterapeutas usam o processo de autoexpressão e a obra de arte resultante para ajudar os clientes a compreender seus conflitos emocionais, desenvolver habilidades sociais, melhorar a autoestima, administrar vícios, reduzir a ansiedade e restaurar a função normal de suas vidas.

Quem pode se beneficiar com a arteterapia?

A arteterapia beneficia diversas populações e pode ser eficaz em uma variedade de formatos. Os arteterapeutas trabalham com pessoas de todas as idades e desafios na vida, incluindo pacientes com graves problemas comportamentais e vícios, até clientes sem problemas médicos ou psicológicos que estão simplesmente procurando um autoconhecimento e autodesenvolvimento. 

O objetivo básico da arteterapia é melhorar ou restaurar o funcionamento do cliente e seus sentimentos pessoais de bem-estar. Isso começa com o arteterapeuta encorajando o cliente a se envolver no processo criativo, a explorar seus sentimentos e a desfrutar dos prazeres do fazer arte. A arteterapia não exige que o cliente seja talentoso ou um artista para experimentar os seus benefícios. O trabalho de um arteterapeuta não é ensinar arte ou criticar o trabalho de um cliente; mas sim, trabalham com os clientes para mergulhar nas mensagens veladas comunicadas por meio de sua arte. O arteterapeuta combina técnicas de aconselhamento psicoterapêutico para promover o desenvolvimento pessoal, fomentar a autoconsciência e construir habilidades de enfrentamento. 

A busca pela arte pode ser realizada por meio de diversos meios, incluindo: escultura, desenho, mosaicos, pintura, confecção de argila, música, encáustica e diversas modalidades artísticas. A arteterapia é uma modalidade capaz de ajudar a orientar as pessoas para a saúde e a felicidade.

Arte da Encáustica ou Encáuticaterapia

A Encáustica é uma arte milenar que tem como base a cera de abelha, seiva de árvore cristalizada e pigmentos. Essa mistura é derretida e pode ser usada de muitas maneiras sempre aquecida. Essa técnica não é apenas uma ferramenta, mas uma linguagem e uma facilitadora terapeutica. Ela é altamente relaxante e faz com que a pessoa fique atenta ao aqui e o agora. Ela é uma facilitadora para o autoconhecimento, autodesenvolvimento, quebrando regras e limites. Ao se deixar levar pelo seu calor e fluidez é possível aprender e descobrir algo novo sobre si e sobre o mundo ao seu redor.

A fluidez da encáustica é desafiadora, emocionante, inspiradora e instigante. Sua pintura parece vir de um olhar para dentro, se mostrando para o mundo. A luminosidade em camadas é atraentemente tátil, incentivando a todos a proximidade e acariciar a superfície, descobrindo a experiência sensual da encáustica.

No fim de cada sessão, de cada encontro, todos estão felizes e muito impressionados com a descoberta das expressões artísticas que estavam guardadas dentro de cada um.

 

Quer saber como comecei na Arteterapia / Arte Encáustica?

Atendimento Arteterapia